Turismo e hotelaria

Seriamente impactados pelos grandes eventos realizados no Brasil, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, os trabalhadores e trabalhadoras do setor de turismo e hospitalidade são representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços.

Os trabalhadores deste setor representados pela Contracs atuam em diversas categorias como garçons, camareiras, recepcionistas, maitres, cozinheiros, copeiros e diversos outros trabalhadores que atuem tanto em empresas hoteleiras como em bares e restaurantes.

A gestão 2011-2014 tem tido um olhar atento à esta categoria e, por isso, formulou juntamente com o Dieese um estudo específico do setor para entender as necessidades e problemas enfrentados pela categoria.

O estudo tem como objetivo fazer com que a atuação da Contracs se volte para um nível nacional através da construção de estratégias nacionais.

A Contracs realizou dois encontros nacionais do setor hoteleiro e formou, através do primeiro encontro nacional, uma comissão do setor para tratar as diversas questões relativas à categoria. Desta forma, a Contracs espera que os sindicatos se apropriem do diálogo e possam ser capazes de pontuar as principais questões relativas à sua categoria. Como entidade de nível superior, a Contracs se responsabiliza por articular nacionalmente como fez a exemplo do Pacto Nacional do Setor Hoteleiro, que buscou condições dignas de trabalho no período da Copa do Mundo para todos os trabalhadores do setor.