sexta-feira, abril 19, 2024

Coordenação NE da Contracs se reuniu no Piauí

Leia também

Encontro debateu unificaçãode data-base e pauta mínima para região

Após acalorados debates realizados durante reunião em Teresina, nos dias 24 e 25 do mês de junho, a coordenação Nordeste da Contracs e representantes de sindicatos decidiram iniciar o processo de unificação da data-base e realizar seminário para definir uma pauta mínima comum de entidades filiadas na região.

Em relação à data base, a maioria dos representantes sindicais concorda com a unificação, mas entendem também que é preciso discutir melhor estratégia para definição do mês, que coincida com período de aquecimento e movimentação dos demais setores por ganhos reais.

Sobre a realização de um seminário para definir uma pauta mínima, os participantes da reunião de Teresina provaram a proposta. Temas como piso, trabalho aos domingos, sábados à tarde, valor da hora extra, feriados,  dentre outras preocupações, farão  parte das discussões.

O coordenador da Contracs da região Nordeste, João de Deus, afirmou que a ideia da  comissão é unir a proposta do Seminário de Gestão Sindical junto com a próxima reunião da coordenação da região nordeste para discutir junto às pautas levantadas para um possível seminário de pauta mínima.

Em relação às visitas da Coordenação foram sugeridas e agendadas as cidades Petrolina (PE) e Barreiras (BA) para o segundo semestre. A reunião de Teresina tratou ainda sobre a situação do código sindical e comissão se comprometeu de buscar as entidades que não estão com código para possível regularização.

O coordenador da Contracs da região Nordeste, João de Deus, afirmou que a reunião realizada em Teresina teve saldo positivo, em virtude da qualidade dos debates e das sugestões apresentadas no final do encontro. “Objetivo desse encontro foi ampliar as sugestões e novas ideias, isso confirma o propósito da confederação de ter o conhecimento do que a categoria precisa de fato”, disse.

João de Deus também justificou a ausência do presidente da CONTRACS Alci Matos e de sua secretária Camila.

A secretária de Relações do Trabalho da Contracs, Rosário Assunção, justificou a importância do evento como um momento de discutir e debater juntos os problemas enfrentados pela categoria, além da integração dos estados que reforça a luta sindical.

Participaram da reunião Jadiel Santiago, Daniela Azevedo (Maranhão); Raimunda Soares (Rio Grande do Norte); Gilvandro Silva, Eliezer Gomes, João de Deus, Marcell Mendonça (Paraíba); Anatália Ferreira (Bahia); Maria Luiza, Ivonete Silva, Paula Daniele, Maria das Graças, Maria Solimar (Sindicato Das Domesticas do Piauí); Rosário Assunção, Paulo Roberto, Antônio Marcos, Sergio Brito, Elivan Santos, Célio Costa, Carlos Cesar, Salomão Pereira, Marcelino Claucione, Vilma Cruz, Socorro Sena (Sindicato dos Comerciários de Teresina), Paulo Bezerra ( Presidente da CUT – Piauí).

spot_img

Últimas notícias