quinta-feira, março 28, 2024

CUT completa 30 anos!

Leia também

Para celebrar esta data tão especial, a central realiza no dia 29 de agosto JORNADA CULTURAL CUT 30 anos

O evento abre oficialmente as comemorações dos 30 anos da CUT com uma programação repleta de atividades: música, teatro, dança, poesia e literatura, vídeos, feira da economia solidária, oficinas de hip hop, reciclagem, entre outras, além de desfiles de moda e rodas de bate-papo sobre diversos temas.

A Jornada também inaugura a exposição Ilustraçõesdo Movimento Sindical, que conta a história da Central por meio de cartoonscharges e desenhos feitos durante esses 30 anos.

Aqui você pode acessar a programação completa.

Um pouco da história da Central Única dos Trabalhadores

A Central Única dos Trabalhadores foi fundada em 28 de agosto de 1983, no galpão que abrigou uma antiga companhia cinematográfica, hoje funciona no local o Pavilhão Vera Cruz.

O desafio de criar uma central única que reunisse trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, do setor público e privado faz surgir a CUT e, com ela, uma trajetória de lutas por democracia e justiça social.

A CUT nasce combatendo a ditadura militar, regime que perdurou no Brasil de 1964 a 1985, caracterizado pela ausência de democracia e marcado pela repressão à liberdade de expressão, perseguições, prisões, torturas e até mesmo assassinatos de pessoas que não concordavam com o sistema imposto pelos militares.

Apesar da forte repressão a sindicalistas e intervenções a sindicatos, a CUT nunca se esquivou da luta e tornou-se uma das protagonistas do processo de redemocratização do país. A luta dos trabalhadores e dos movimentos de vários segmentos da sociedade; como estudantes, mulheres, negros e negras, setores da igreja, personalidades do mundo artístico e acadêmico; derrotou a ditadura militar e, deu início em 1985, ao período democrático em nosso país, com eleições diretas para presidente.

Desde sua fundação, a CUT tem papel decisivo nas profundas transformações que vem ocorrendo no cenário político, econômico e social do Brasil, da América Latina e do mundo. A eleição de um operário à presidência da República em 2002 e em 2006 e, em 2011, da primeira mulher presidenta do Brasil, são resultados diretos das ações da CUT ao longo da história.

Nesses 30 anos, a CUT reafirma dia a dia sua luta em defesa da classe trabalhadora, por um país justo e igualitário, por uma vida digna a todos os brasileiros.

Somos fortes, somos CUT.

CUT: 30 Anos transformando o Brasil!

spot_img

Últimas notícias