CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOTA DE REPÚDIO | FAZ-SE URGENTE O ENFRENTAMENTO AO GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA

Nota de repúdio | Faz-se urgente o enfrentamento ao genocídio da população negra

20/11/2020

São inadmissíveis todas as formas de violência contra o povo negro e destacamos nosso compromisso na luta de combate ao racismo

Escrito por:

A Contracs/CUT e suas entidades filiadas repudiam o assassinato de João Alberto Silva Freitas, 40 anos, um homem negro que teve sua vida ceifada no supermercado Carrefour, em Porto Alegre. O caso execrável aconteceu justamente na noite que antecedeu o dia 20 de novembro − Dia da Consciência Negra − data em que nos unimos por um mundo mais justo, igualitário e pela adoção de práticas antirracistas em todos os espaços sociais.

A ação nos faz refletir como ainda estamos distantes de uma sociedade em que todas e todos são tratados com respeito e dignidade. Aos pretos e pretas ainda são oferecidas as migalhas, sem reconhecimento da sua condição humana.

O assassinato em Porto Alegre revela o genocídio ao povo negro, que a cada dia,  ganha força no país, inclusive, com apoio do Estado, que segue negligente. E os dados não enganam. De acordo com relatório do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS), 75% das vítimas de homicídio no Brasil são negras, maior proporção da última década.

Como se não bastasse o Estado brasileiro não criar políticas públicas de combate ao racismo, usa narrativas infundadas para dar curso ao extermínio da população negra. Um desses argumentos, o combate às drogas, é usado dia após dia como desculpa para marginalizar as periferias e o povo preto que nelas vivem.

Por isso, reafirmamos nosso repúdio a todas as formas de violência contra a população negra e destacamos nosso compromisso na luta de combate ao racismo.  Exigimos ainda a condenação imediata dos assassinos e reafirmamos que essa luta deve ser permanente e envolver todos os segmentos da sociedade.

Julimar Roberto
Presidente da Contracs/CUT