quinta-feira, abril 18, 2024

Contracs lança Cartilha de Assédio Moral

Leia também

Atuação junto aos sindicatos e federações é fundamental para eliminar a prática.

No dia 26 de novembro a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) lançou a cartilha de assédio moral, que atende a uma necessidade cada vez mais urgente no ramo de comércio e serviços: a defesa e proteção dos trabalhadores em relação ao assédio moral, que tem assolado às relações de trabalho e degradado a saúde de muitos trabalhadores e trabalhadoras.

A Confederação aproveitou o Encontro Nacional Jurídico, promovido pela entidade, para distribuir o material aos presentes, entre eles membros da direção da Contracs, que contaram com a presença do Procurador Francisco Gerson Marques, do Ministério Público do Trabalho.

Como forma de combater práticas abusivas, a cartilha explica as formas de assédio moral e lista o que deve ser feito em caso de ocorrência com o trabalhador/a ou colega de trabalho e sensibiliza para que a solidariedade seja uma prática no local de trabalho.

A cartilha também cita a questão do assédio sexual e a legislação pertinente para se defender tanto do assédio moral quanto do assédio sexual.

Por último, conta com uma lista de locais que o trabalhador/a podem procurar caso sofram assédio, incluindo o sindicato e federação da categoria que podem carimbar esta parte do material e deixarem seus contatos juntamente com a base.

O material será enviado a todas as entidades filiadas e também pode ser acessado no site da Contracs: http://www.contracs.org.br/publicacao/27/cartilha-de-assedio-moral

spot_img

Últimas notícias