sexta-feira, março 29, 2024

Coletivo de saúde da Contracs se reúne e visita Fundacentro

Leia também

Grupo fez visita técnica para conhecer a entidade e se reúne para fazer encaminhamentos.

O coletivo de saúde da Contracs, comandado pelo secretário de saúde e segurança do trabalhador da Contracs Domingos Braga Mota, visitou nesta quinta-feira (13) a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) – órgão responsável por produzir e difundir conhecimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Pela manhã, antes de sair para a visita técnica, o coletivo se reuniu com o presidente da confederação Alci Matos Araujo, que destacou a importância da visita técnica que iria acontecer. Além disso, o presidente frisou a importância do coletivo e de outros companheiros dos sindicatos que gostam deste tema e podem se somar nesta luta.

O secretário-geral Djalma da Silva Sutero também participou da reunião e destacou que, hoje, o setor de serviços precisa priorizar a questão de saúde, pois apresenta falta de condições. O dirigente se colocou à disposição para o que o grupo precisar já que estatutariamente a Contracs desenvolve trabalhos em conjunto com todas as secretarias.

Domingos Braga Mota, secretário de saúde e segurança, lembrou o encontro de saúde, onde se assumiu o compromisso de tratar a saúde como prioridade. Neste sentido, agradeceu a presença de todos e aos sindicatos, que permitiram a vinda dos dirigentes, pois isto significa que as entidades também priorizaram o tema.

Visita à Fundacentro

No final da manhã, o coletivo foi a Fundacentro fazer a visita técnica, que começou na biblioteca, que tem um acervo para consulta pública de livros, periódicos, teses, artigos, revistas e outros materiais sobre saúde e segurança do trabalho e que também estão disponíveis por PDF no site da entidade.

O grupo pode fazer perguntas e, após assistir a um vídeo sobre a entidade, seguiu para visitar os laboratórios. No primeiro laboratório, dois técnicos receberam o coletivo para explicar sobre seu trabalho, apresentar alguns equipamentos que atestam as condições de trabalho.

Após sanar as dúvidas, o grupo seguiu para o laboratório de poeiras para conhecer sobre os procedimentos técnicos usados para medir a concentração de agentes prejudiciais à saúde. A pesquisadora Ana Maria Tibiriçá Bon ressaltou que no setor de serviços, os riscos estão escondidos em produtos que visam melhorar a vida da população. Ela ainda destacou que a população é muitas vezes mal informada sobre os riscos que estão expostas por diversos motivos, inclusive por propagandas enganosas. Segundo a pesquisadora, a população deveria poder optar se quer ou não sofrer estes riscos, portanto deveria ser informada.

Após as visitas, o grupo se reuniu com o pesquisadora Cristiane Queirós para tratar sobre gestão de saúde e perícias médicas.

A conversa pontuou questões como o INSS e a dificuldade que o trabalhador tem para se afastar e receber o benefício e das perícias médicas realizadas, entre outras dificuldades neste âmbito.

Além disso, o grupo conversou sobre as fiscalizações das delegacias regionais do trabalho e do cumprimento de vagas para deficientes e a reabilitação de trabalhadores incapacitados por acidentes ou doenças do trabalho.

Cristiane Queirós aconselhou que os sindicatos procurem parceiros para atuar em conjunto em prol da saúde e da segurança dos trabalhadores. Por último, a pesquisadora informou que a Fundacentro ainda não se debruçou sobre as questões de saúde do ramo do comércio e serviços, por isso é necessário que as entidades e a Contracs em particular insistam nestas questões. Segundo ela, é necessário o envio de ofício e denúncias tanto para o governo quanto para a Fundacentro de forma a embasar a necessidade de pesquisas.

Segundo o secretário de saúde e segurança da Contracs, Domingos Braga Mota, a visita foi muito proveitosa. “Fomos aprofundar o nosso conhecimento para melhorar a vida do trabalhador.” finalizou ele, que destacou como mais interessante para ele o aprofundamento no combate à silicose, uma doença causada pelo amianto que já foi banido em muitos países, mas ainda é usado no Brasil.

spot_img

Últimas notícias