quinta-feira, março 28, 2024

Campanha de Sindicalização estimula a filiação dos trabalhadores do comércio e serviços na Paraíba

Leia também

Lançamento é o sexto evento para promover a campanha estadualmente

Na noite de ontem, 28 de maio, os sindicatos e a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Paraíba e Rio Grande do Norte se reuniram para o lançamento da Campanha de Sindicalização do ramo de comércio e serviços em João Pessoa.

Com a presença de mais de 50 participantes, os dirigentes paraibanos João de Deus, coordenador regional da Contracs e presidente da Fetracom PB/RN; Rogério Brás, presidente do Sindicato dos Comerciários de João Pessoa e Nisleine, vice-presidente da Fetracom PB/RN, saudaram a todos os presentes em especial aos companheiros dos outros estados presentes que vieram prestigiar o lançamento. Participaram também os diretores executivos da Contracs, que estavam reunidos no estado para reunião bimestral.

Romildo Miranda, vice-presidente da Contracs, ressaltou em sua fala que a confederação centra seus esforços na luta pela melhoria das condições de trabalho para os trabalhadores no comércio e serviços. A campanha de sindicalização é um projeto que se inicia de luta pelos trabalhadores e a região nordeste e a Paraíba, em especial, é de extrema importância nesse processo.

Nisleine, da Fetracom PB/RN, e Mara Feltes, secretária de mulheres da Contracs, destacam como estratégia fundamental aos sindicatos, em suas lutas, ter ações voltadas para as mulheres trabalhadoras. Pois hoje as mulheres são a maioria nas categorias representadas pela Contracs e uma grande parcela participativa nas eleições, que sofrem com dupla jornada, assédios, baixos salários, entre outros.

Mara ressalta também que a campanha de sindicalização vem para aproximar e dialogar com os trabalhadores, pois a construção de sindicatos fortes depende da participação dos trabalhadores e trabalhadoras associados.

João de Deus parabeniza pelo comprometimento da Confederação em realizar esse trabalho nos estados. Para João, esse trabalho de estar presente nos estados, se aproximar das entidades filiadas e conhecer as realidades e demandas locais traz resultados importantes para a confederação, pois une as entidades na construção da Contracs.

A apresentação da campanha, seus objetivos e metas, foram expostos pelo presidente da Contracs Alci Matos Araujo, que ressaltou que a campanha tem como objetivo motivar e movimentar o potencial de sindicalização das entidades. Hoje, na Paraíba, são mais de 6 mil associados aos sindicatos e a proposta é aumentar em 13% esse número. Assim, preocupados com a rotatividade e a terceirização presente nos setores do comércio e serviços, os esforços dos dirigentes terão que ser muito maiores.

Alci explica ainda que um sindicato forte é um sindicato com sindicalizados, assim essa campanha vem contribuir com a aproximação dos trabalhadores junto aos sindicatos. Por fim, o presidente orienta as entidades que já possuem campanhas específicas a agregar a Campanha da CUT e CONTRACS, e não substituí-la, pois a proposta é potencializar a ação da sindicalização.

Para Alci este lançamento tem um caráter nacional e regional pela participação presente e, sobretudo, representa o fortalecimento da unidade da classe trabalhadora e dos sindicatos na luta pela ampliação dos direitos dos trabalhadores.

O lançamento da campanha na Paraíba é o sexto estado envolvido neste trabalho. A CONTRACS está organizando lançamentos estaduais, imprimindo os materiais da campanha e dialogando diretamente com as entidades filiadas, no objetivo de ampliar a sindicalização, conforme campanha nacional da nossa Central – CUT.

spot_img

Últimas notícias