quinta-feira, março 28, 2024

Direção Executiva da Contracs se reúne para debater o Plebiscito da Constituinte e temas do ramo

Leia também

Debates aconteceram em João Pessoa (PB) esta semana.

Nos dias 29 e 30 de maio de 2014, a direção executiva da CONTRACS reunida na cidade de João Pessoa/PB debateu a importância de uma constituinte exclusiva e Soberana para mudar o sistema político, e, sobretudo como o movimento sindical deverá se envolver neste debate junto aos trabalhadores.

Como resolução dos debates, a executiva colocou em sua ordem do dia o envolvimento dos dirigentes e sindicatos no diálogo junto às bases de representação, com intuito de esclarecer e orientar os trabalhadores para que participem do Plebiscito Nacional, a ser realizado em setembro deste ano.

Defendem a urgência da implementação de um novo sistema político no  país que garanta direitos iguais e transparência total durante todas as etapas estabelecidas no processo das disputas eleitorais, incluindo as formas de financiamento de campanhas e suas respectivas prestações de contas. Para a CONTRACS, o Plebiscito surge como ferramenta de discussão coletiva da sociedade sobre um novo sistema político que observe as verdadeiras condições de representação e participação do cidadão nas conduções dos processos eleitorais e do Estado brasileiro.

O balanço das negociações coletivas do ramo também foram tema de debate. A direção executiva avaliou os resultados do ramo nos anos de 2012 e 2013 apresentado pela subseção do DIEESE na CONTRACS. A região Nordeste em 2012 conquistou os maiores índices de ganho real com uma faixa de 3,05%, e em 2013 a região sudeste atingiu esse patamar ficando a frente com ganhos reais de até 2,06%.  Diante dos resultados apresentados, a diretoria executiva deliberou por realizar estudos semestrais dos setores, com avaliação de melhores clausulas a ser divulgado para as entidades filiadas, como subsídios para as negociações coletivas.

Para os diretores e diretoras, esse debate é estratégico, devendo sempre ser considerado a conjuntura econômica dos setores que a Confederação representa e as ações sindicais planejadas para os trabalhadores.

A diretoria executiva da CONTRACS se reúne bimestralmente para discutir temas da conjuntura política e econômica bem como demandas do ramo. Nesta reunião, além dos temas destacados acima foram debatidos o novo sistema eletrônico federal “E-Social”, o Projeto de Lei 4330 – a terceirização -, e o Compromisso Nacional para Aperfeiçoaras Condições de Trabalho na Copa.

spot_img

Últimas notícias