terça-feira, abril 23, 2024

Parabéns, Contracs! 32 anos em defesa dos comerciários

Leia também

E a cada ano a Contracs renasce mais sólida em defesa dos mais de 10 milhões de trabalhadores que representa em todo país.

Nesta sexta-feira (15), a Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) completa 32 anos de existência. Forjada na luta, a organização representa hoje cerca de 10 milhões de trabalhadores no comércio e serviços em todo país.
A jornada em defesa da categoria teve início em 1990, com a união dos sindicatos de comerciários do Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina, que em 1987 se organizaram para formar uma comissão provisória, com o objetivo final de criar o Departamento Nacional de Comerciários, o DNC, embrião da Contracs.
O objetivo era simples e claro: criar uma estrutura de organização para os trabalhadores do setor do comércio que, até então, não contavam com representação unificada em nível nacional.
Os anos se passaram e, em meio a uma importante história de luta e resistência, a Contracs traçou o perfil da categoria.
Sempre pautada em princípios cutistas, a Contracs possui, bem definidas, suas prioridades de atuação e bandeiras específicas do ramo. Entretanto, sempre atenta às mudanças vivenciadas através dos anos, a entidade busca sempre se atualizar e se adequar às necessidades da categoria.
Entre as conquistas da confederação destacam-se a regulamentação da profissão de comerciário, a equiparação dos direitos das trabalhadoras domésticas, a conquista do Pacto do Trabalho Decente para o setor hoteleiro para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e a aprovação do Projeto de Lei das Gorjetas.
Em mais de três décadas, muitas bandeiras de luta foram erguidas.  O combate à liberação do horário do comércio; garantias de igualdade de remuneração entre homens e mulheres; garantia de creche e de direitos de maternidade e combate à discriminação, são apenas algumas das pautas constantes de luta da Contracs.
E a cada ano a Contracs renasce mais sólida em defesa dos mais de 10 milhões de trabalhadores que representa em todo país.
Para o presidente da Contracs, Julimar Roberto, é fundamental celebrar mais um ano de vida da Confederação.
Ele relembrou que o último período foi extremamente difícil e de inúmeras perdas para a população brasileira e para o mundo. Entretanto, mesmo em meio às dificuldades, a categoria se manteve firme.
No momento mais difícil da pandemia da Covid-19, a Contracs esteve presente na luta pela aprovação do Auxílio Emergencial de R$ 600, pelo direito dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio e serviços permanecerem seguros em casa e também serem incluídos nos grupos prioritários para recebimento da vacina.
“É com muito carinho que a Contracs acolhe, ao longo de sua trajetória, milhões de trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil. São 32 anos de luta em defesa da democracia e dos direitos trabalhista e sociais, sempre pautados nos princípios e diretrizes que ajudaram a construir a história da nossa confederação. O atual período não está sendo fácil, mas seguiremos firmes e na luta por um Brasil feliz de novo”, comemorou o dirigente.
spot_img

Últimas notícias