sexta-feira, março 29, 2024

Caso Aranha: um exemplo a não ser seguido

Leia também

Goleiro sofreu discriminação racial enquanto exercia suas funções; Contracs defende ambiente de trabalho livre de preconceito

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) vem por meio desta nota repudiar o desfecho de racismo e injúria racial ocorrido contra o goleiro dos Santos, Aranha, que sofreu racismo enquanto exercia seu ofício.

Mesmo que a punição oferecida aos indiciados esteja prevista na Constituição Federal, a Contracs reitera a necessidade que se faça justiça aos atos e práticas de racismo e injúria racial exercidos no ambiente de trabalho. Para a confederação, o trabalho deve ser um ambiente livre de racismo e nenhum trabalhador – seja de qual categoria profissional for – deve ser discriminado por sua raça e/ou cor seja no ambiente de trabalho ou em qualquer espaço da sociedade.

Com a exposição midiática oferecida ao caso, e especialmente pela colaboração da gravação televisiva que possibilitou identificar os torcedores que praticaram os atos de racismo, a punição deveria tornar-se um exemplo. A Contracs defende o cumprimento da legislação vigente para que casos como estes deixem de ser rotineiros e comuns e passem a ser punidos com a severidade que merecem.

Recentemente, a Contracs lançou a Campanha Basta de Racismo que busca pelo fim do racismo no trabalho e na vida e tem como objetivo promover a igualdade racial em todos os espaços da sociedade.

É com este vigor e empenho em que a confederação atua: na busca de políticas públicas que garantam a equiparação dos direitos que foram renegados por anos aos negros e índios brasileiros e pela adoção de políticas de combate ao racismo no ambiente de trabalho através de equiparação salarial e da adoção de políticas de igualdade entre homens, mulheres, brancos e negros.

Basta de racismo! e vamos à luta!

Alci Matos Araujo                           Maria Regina Teodoro

Presidente                                        Sec. de Políticas de Igualdade Racial

spot_img

Últimas notícias