sexta-feira, março 29, 2024

Contracs inaugura centro de formação em Mongaguá

Leia também

Instrumento para fazer política e formação deve beneficiar o ramo e toda a classe trabalhadora

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Foi com o mesmo sentimento traduzido na frase de Cora Coralina que a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) inaugurou na manhã desta quarta-feira (25) o seu Centro de Formação e Lazer em Mongaguá (SP).

“Este momento nós tivemos o cuidado de registrar em uma chapa de parede, mas o maior registro é a emoção que a gente tem e o ato político que a gente faz porque esta recordação ninguém tira e a gente leva a todos os lugares. A maresia pode ‘comer’ a placa, mas a maresia jamais vai destruir na nossa mente e no nosso coração a alegria que a gente está sentindo e está por aqui. Eu acho que é importante a capacidade que a gente leva de agora para frente e o monte de ideia que passa pela cabeça de cada um em potencializar ainda mais.” afirmou o presidente da Confederação, Alci Matos Araujo, antes de descortinar a placa que oficialmente inaugurou o centro de formação.

Ele dedicou à solenidade aos funcionários/as da Confederação que se empenharam duramente nos últimos dias para que o Centro de Formação e Lazer do ramo fosse inaugurado.

O presidente da confederação frisou ainda no início da solenidade que o espaço é de todo o ramo e de todos os trabalhadores/as que a Contracs representa em nível nacional. “É a nossa casa, a casa de vocês e a casa do ramo do comércio e serviços, onde pode ser promovido reuniões de sindicatos, formação específica de sindicatos, uso nosso da estrutura, lazer dos companheiros nossos que quiserem ficar. Este é o instrumento que nós estamos aprimorando para vocês.” declarou.

Já o secretário de formação da Contracs, Olinto Teonácio Neto, reiterou que o espaço é importante para capacitar e organizar os trabalhadores na luta do dia a dia e nas dificuldades enfrentadas. “Que a formação possa ser o instrumento de luta da classe trabalhadora, que é uma parte importantíssima que a gente tem que estar juntos, unidos e coeso no dia a dia.”

Para o secretário de administração e finanças da Contracs, Nasson Antonio de Oliveira, é importante destacar a ousadia da gestão do presidente Alci em fazer e não ter medo de inovar. “Fazer ao passo que você possa fazer a estrutura e a política porque não pode fazer a estrutura e faltar dinheiro para a política, então este é o projeto que vem tocando a confederação.” Nasson lembrou que a aquisição do Centro de Formação durou dois anos até chegar ao momento da inauguração e agradeceu aos companheiros do Secor, que facilitaram a negociação para que mais este projeto fosse realizado em prol dos trabalhadores/as.

Nasson lembrou que as conquistas de hoje são consequências do debate e da luta pelo registro sindical realizado por alguns companheiros da Contracs como Valeir Ertle, Julimar Nonato, Alci Matos Araujo, Romildo Miranda e outros companheiros de Brasília, que reivindicaram pelo registro junto ao MTE. “A gente vai criando condições e esta aqui é uma grande condição de formação. A Contracs abre este cenário, que não é só para a Contracs, é para a CUT, para nossas entidades sindicais e dos 280 sindicatos filiadas à Contracs e dos trabalhadores do ramo do comércio e serviços.”

Kelly Domingos, Secretária de Políticas Sociais da CUT-SP e dirigente do Secor, destacou a importância do espaço se manter para as categorias do ramo do comércio e serviços e juntamente com a Contracs como um Centro de Formação e Lazer. “O Secor queria vender o espaço e a gente esperou mesmo dois anos para concretizar porque a gente dá oportunidade para o nosso ramo, então agora vamos usufruir bastante.”

Orgulhoso dos investimentos que a Contracs tem feito nos últimos anos, Valeir Ertle, da executiva CUT Nacional e diretor da Contracs, ressaltou que o criticado e famigerado imposto sindical é feito para luta e a Contracs comprova isto. “Eu tenho muito orgulho de ter iniciado todo aquele processo de legalização da nossa confederação, que nós brigamos muito e fizemos muita reunião para sair aquela bendita carta sindical, mas saiu e hoje está aí o resultado. Todos os sindicatos CUTistas usam o imposto sindical na luta. Todos usam e não é como a pelegada que usa a seu favor para roubalheira, que faz com que o Ministério Público coloque tudo no mesmo balaio. Então este é um instrumento muito importante assim como todo instrumento que conseguimos até agora.”

Em consonância com o secretário de administração e finanças da Contracs, Valeir ressaltou que a confederação é uma entidade de classe e, por isso, deixará as portas abertas para que outros sindicatos possam realizar formação em nosso espaço, que é um instrumento fundamental para a classe trabalhadora. “E um centro de formação é importante porque vai propiciar, inclusive, fazer mais formação. Este trabalho que a Contracs tem feito, hoje tem um respeito muito grande da CUT Nacional e vamos estar, cada vez mais, crescendo e propiciando mais formação, trazendo mais sindicato e estar fortalecendo cada vez mais.”

A inauguração contou com a participação de mais de 50 dirigentes sindicais do ramo, que participam do Encontro Nacional em Negociação Coletiva, o primeiro a ser realizado no espaço.

spot_img

Últimas notícias