sexta-feira, abril 19, 2024

Contracs realiza o I Encontro Nacional do Setor de Assessoria, Perícia e Pesquisas

Leia também

Participantes analisaram o ramo e discutiram pontos a serem reestruturados e ampliados no setor

Nos dias 9 e 10 de junho, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) realizou o I Encontro Nacional do Setor de Assessoria, Perícia e Pesquisas. O evento ocorreu na subsede da Confederação, em São Paulo, e integra o projeto de reestruturação da Contracs que visa potencializar os setores presentes no ramo.

O setor de assessoria, perícia e pesquisas representa trabalhadores/as do setor público e privado, que atuam junto às entidades governamentais, entidades sindicais, sistema S (Sebrae, Senac e Sesi), lotéricas, escritórios de advocacia, contabilidade, entre outras áreas. Desde seu oitavo Congresso, realizado em 2015, a Contracs criou um novo processo de organização da entidade que está em processo de construção.

Além da diretoria executiva e nacional, a nova organização tem a coordenação regional que possuí um responsável para cada região do país, comprometido em acompanhar a realidade e as entidades sindicais filiadas à Contracs na região a qual pertence. Nesta segunda fase de reestruturação estão sendo montados os setores que terão coordenadores responsáveis em criar uma aproximação com as bases, ajudar a levantar dificuldades, realidades e demandas de cada setor pertencente ao ramo de comércio e serviços.

Durante a abertura do evento, o presidente da Contracs, Alci Matos Araújo, destacou a importância do encontro que além de debater questões relacionadas a categoria, dará o primeiro passo para a construção de uma coordenação para o setor. “A coordenação fará parte da Contracs, parte da CUT e integrará um projeto maior que estamos construindo. Tendo uma pessoa responsável será mais fácil acompanhar, levar e trazer demandas, além de pensar em novas formas de desenvolvimento para o setor de assessoria, perícia e pesquisas”.

O secretário de Administração e Finanças da Contracs, Nasson Antônio de Oliveira ressaltou que a criação de uma coordenação setorial não visa burocratizar, mas sim, dar oportunidade para que seja criada uma linha de trabalho, de organização política direcionada à realidade da categoria. “A Contracs é muito grande, então estamos oportunizando o setor para que ele se conheça melhor, troque experiências e assim consiga organizar melhor as demandas e anseios das categorias que precisam de ajuda e apoio da Contracs”.

Para o secretário Geral da Contracs, Antônio Almeida, o encontro nacional muito mais do que oportunizar a organização, permite um debate político, econômico, além de conhecimento mais aprofundado sobre as categorias. “Alguns de vocês tem o governo como patrão, o que torna as coisas mais difíceis. Então trocar experiências, dialogar com companheiros de outros estados é importante para conhecer realidades distintas e construir uma atuação setorial com mais unidade”.

Representando a federação sindical internacional – sindicato global – para os trabalhadores/as de serviços públicos (ISP), Leandra Perpétuo realizou uma explanação sobre a entidade a qual pertence e ressaltou a importância de ter uma parceria com a Contracs, uma vez que temas como negociações coletivas, separação do público e privado, além de questões como terceirização, LGBT, entre outros importantes assuntos são constantemente debatidos pela ISP. “Muito mais do que olhar questões salariais, as vezes temos que olhar as questões sociais e questões específicas como o bem-estar dos trabalhadores/as”.

Setor de assessoria, perícia e pesquisa

+ Em análise do setor, o técnico da Subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Adalberto Silva, destacou que o segmento de assessoria, perícia e pesquisas é composto majoritariamente por mulheres que compõe em torno de 60% dos postos de trabalho. Ele destacou ainda que mais 70% da economia brasileira é composta pelo setor de serviços.

A idade predominante entre os trabalhadores/as é de 30 a 39 anos, e a maioria possuí ensino médio completo e/ou superior completo o que aponta uma alta qualificação profissional no setor. A rotatividade não impacta diretamente essa classe de trabalhadores que costumam atuar durante um período mediano de aproximadamente dois anos.

O sociólogo e assessor da Contracs, Ruy Carlos, realizou um panorama sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Entre as doenças que mais atingem os trabalhadores/as do setor de assessoria, perícia e pesquisas estão as Ler/Dort, transtornos mentais, problemas na coluna, câncer e transtornos causados por assédio. Há também pesquisas que demonstram um aumento considerável nos acidentes de trabalho do setor que passaram de 859 acidentes ocorridos no ano de 2010 para 1.122 acidentes em 2012.

Durante a palestra sobre terceirização, o advogado Paulo Yanamoto, destacou que além de diminuir a força dos sindicatos, prejudicar os trabalhadores e reduzir direitos, a terceirização traz um aumento nos números de acidentes de trabalho. “Eles ganham menos e realizam uma jornada de trabalho maior. Na Petrobrás, 86% dos acidentes de trabalho são com trabalhadores/as terceirizados”.

Ele ressaltou que PLC30 da terceirização afeta diretamente os trabalhadores/as do setor de assessoria, perícia e pesquisas, uma vez que possibilita a terceirização inclusive de atividade fim, e ainda permite a quarteirização e quinteirização do trabalho.

Ao longo dos dois dias de encontro, os presentes puderam realizar uma análise do setor que possuí como principal característica a diversidade de categorias que se dividem entre perfis públicos e privados. A partir das análises, por meio de diálogos e debates, eles tiveram a oportunidade de avaliar o que precisa ser melhorado, ampliado e pontos a serem reestruturados no setor. Além de levantarem as potencialidades da ação sindical, os avanços a serem considerados, bem como as diferenças e dificuldades existentes para avançar na organização e representação dos trabalhadores.

spot_img

Últimas notícias