sexta-feira, abril 19, 2024

Representantes dos trabalhadores/as em autoescola debatem a criação de Federação Nacional

Leia também

Dirigentes pretendem oficializar a FENAINST nos próximos meses.

 

Dirigentes sindicais representantes de trabalhadores/as em autoescola reuniram-se na manhã desta sexta-feira, dia 8, na subsede da Contracs, para debater demandas do setor e a criação de uma Federação Nacional da categoria. A criação da entidade para representar os trabalhadores e instrutores em autoescola de todo o país é um anseio antigo do setor e começa a tomar forma neste mês de julho.

 

“Debatemos a criação de uma Federação desde o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores/as em Autoescola realizado em 2013. Temos o objetivo de direcionar a política para esses trabalhadores e fortalecer nosso setor e para tanto, a criação de uma Federação Nacional é fundamental”, ressaltou o Secretário Geral da Contracs e dirigente do setor, Antônio Almeida.

 

Ao longo da manhã, o secretário Almeida, o Diretor da Contracs, Antônio de Sá Viana e os Coordenadores Gerais do setor de trabalhadores em autoescola, Adalto Galvão e Antônio Catalano realizaram uma análise de conjuntura e avaliaram o setor que sofre com baixos salários, variações salariais regionais, informalidade e com a alta rotatividade. “Com a construção de uma Federação Nacional conseguiremos fortalecer o setor e criar um salário unificado. Juntos somos mais fortes para lutar pela garantia dos direitos desses trabalhadores/as”, enfatizou Antônio de Sá.

 

A previsão é de que o edital convocando as entidades a integrarem a Federação Nacional dos Instrutores e Trabalhadores de Auto e Moto Escola e Centro de Formação de Condutores (FENAINST) ocorra nos próximos dias. A pretensão é de que a entidade seja fundada até o final do mês de agosto. “Teremos uma Federação de base cutista, filiada a Contracs, porém aceitaremos todos os sindicatos do setor independente da central a qual pertencem. Pretendemos unificar e unir os representantes de trabalhadores/as em autoescola de todo o a país”, explica Antônio Almeida.

 

A FENAINST contará com o apoio e auxílio da Contracs. Por meio da Secretaria de Organização Sindical e da Secretaria de Assuntos Jurídicos será fornecido o apoio necessário para a criação da nova entidade que inicialmente contará com sindicatos dos estados de Brasília, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

spot_img

Últimas notícias