sexta-feira, abril 19, 2024

20 dia julho é comemorado o dia do/a frentista

Leia também

Contracs parabeniza todos/as os trabalhadores/as desta categoria pela data

No dia 20 de julho é comemorado o dia do/a frentista. A data é uma homenagem a esses companheiros e companheiras que trabalham com afinco e esbanjam simpatia nos postos de combustível de todo o país. Além de abastecer os carros, eles fornecem informações sobre os combustíveis, melhores caminhos, troca de óleo, entre outras camaradagens que dão a essa categoria cordialidade e simpatia.

 

Esses trabalhadores/as exercem suas atividades durante uma extensa jornada na qual permanecem em pé e sujeitos as condições do tempo como sol, chuva e vento. Estão constantemente expostos a produtos tóxicos e inflamáveis que podem causar danos terríveis a saúde de todos, como cegueira, impotência, câncer, dentre outras complicações.

 

Além desses desafios enfrentados pela profissão, há ainda os assaltos, cada vez mais frequentes nos postos de combustíveis, nos quais além dos sustos, muitas vezes os trabalhadores acabam penalizados tendo o valor do furto descontado no contracheque. Essa prática é ilegal e deve ser denunciada ao departamento jurídico dos sindicatos.

 

Apesar de todas as adversidades da profissão, os/as frentistas desempenham com dedicação, disposição e muita paciência o trabalho de atender aos consumidores. A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) parabeniza todos/as os/as frentistas do Brasil pelo seu dia e ressalta que estamos juntos na luta por mais segurança, saúde, melhores condições de trabalho e ampliação de direitos da categoria.

spot_img

Últimas notícias