sexta-feira, abril 26, 2024

NOTA DE REPÚDIO: Contracs reivindica condições segura aos trabalhadores/as do Walmart

Leia também

Trabalhadores/as tem sofrido constantemente com assalto nas lojas, que não possuem agentes de segurança

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT – CONTRACS e o Comitê Sindical Nacional de Trabalhadores do WALMART vem a público repudiar veementemente a falta de segurança nas lojas da empresa WAL-MART Brasil Ltda., inscrita no CNPJ. 00.063.960/0001-09, que coloca constantemente em risco a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

No último dia 4 de agosto, o Hiper Bompreço Bessa foi local escolhido por ladrões para tentar assaltar um carro forte. A ocorrência ocasionou uma troca de tiros levando medo e insegurança aos trabalhadores/as da loja bem como aos clientes. Tal fato gerou feridos e pânico aos presentes.

Lamentavelmente os casos de violência nas lojas do grupo WALMART têm se intensificado e essa ocorrência vem a se somar a várias outras nessa loja, como o caso do dia 29 de julho de 2016, onde a loja foi alvo de assalto por mais de quinze homens, que fizeram os trabalhadores/as reféns e promoveram terror e agressões físicas durante seis horas.

O tema foi por diversas vezes colocado em debate com a empresa nas instâncias regionais e nacional na mesa de diálogo social, porém não houve retorno e respaldo do grupo WALMART à segurança dos trabalhadores/as. Exigimos respeito aos comerciários e comerciárias no local de trabalho.

A CONTRACS se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras da empresa WALMART e reivindica com urgência devidas providências, asseverando que não tolera tal negligência da empresa WALMART Brasil Ltda. e tampouco a insegurança dos trabalhadores/as e da sociedade civil.

Por fim, a CONTRACS entende que esses episódios recorrentes se inserem em um contexto nacional mais amplo de insegurança no trabalho nas lojas, que demanda ações urgentemente e a responsabilização da empresa WAL-MART.

São Paulo, 05 de agosto de 2016.

Alci Matos Araujo

Eliezer Gomes