sexta-feira, abril 19, 2024

Lideranças saem confiantes após curso ministrado pela Contracs e CUT

Leia também

Novos dirigentes participaram da Oficina de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB)

Além da defesa da categoria na base, os dirigentes sindicais presentes no curso ministrado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) saíram com uma nova visão de organização sindical. Denominado Oficina Formativa em Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), realizado em parceria com a Escola Centro Oeste de Formação da CUT (ECO/CUT), o curso com duração de quatro dias, em Brasília, contribuiu para a compressão da luta de classes e o fortalecimento da organização dos trabalhadores não apenas na base, mas em unidade com todo o movimento dos trabalhadores sob uma concepção classista.

Mais uma vez o reconhecimento da Contracs é notório ao diversificar na forma, pois assim a aplicação do conteúdo se torna mais adequada para as orientações necessárias das lutas de nosso tempo face aos acontecimentos políticos recentes. “A Contracs vem cumprindo seu papel ao promover a formação dos novos dirigentes em nível nacional. Ao trazermos gente nova em cada uma das regiões do país, damos uma nova visão sobre o movimento sindical e preparamos estes trabalhadores para as lutas do dia a dia, principalmente para os novos embates que se aproximam”, comentou o diretor de formação da confederação, Olinto Teonácio.

Parceiros na formação e na luta
Para os educadores da ECO/CUT, a troca de experiência dá qualidade às oficinas. “Fundamental o envolvimento de trabalhadores de diferentes ramos de atuação, tanto diversifica nossas dinâmicas como nos provoca a aprimorar os cursos para que haja transmissão de conhecimentos adquiridos por este público de trabalhadores notadamente engajados”, avaliou o educador Cesar Azevedo.

A dirigente sindical Josiane Gomes, do Sindicato do ramo de produtos Alimentícios do estado do Amapá, está seguramente mais preparada. “Lá na base é muito difícil o convencimento dos trabalhadores, tanto para tratar das questões diárias quando das novas lutas. Aqui aprendemos muito, vamos levar o conhecimento para qualificar nossas ações no movimento e nas mobilizações para questões que envolvem os trabalhadores. Pra mim foi transformador, estou confiante que vamos reproduzir na base”, comentou.

Diante dos enfrentamentos que estão por vir, a Contracs vem preparando as lideranças sindicais para combater as ações nocivas aos trabalhadores, seja de ordem trabalhista ou de caráter eminentemente político. A cada curso, novas experiências são adquiridas e incorporadas no planejamento de formação dos novos líderes, garantindo a excelência na preparação de pessoas que se colocarão na luta por melhores condições de trabalho e também dispostos a transformar realidade em que vivemos na busca de um mundo melhor para todos, com democracia plena e justiça social estabelecida.

spot_img

Últimas notícias