terça-feira, abril 23, 2024

Contracs realizou Encontro Nacional da Juventude

Leia também

Nos dias 16 e 17 de agosto, a Contracs – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT realizou o Encontro Nacional da Juventude, em Brasília. Ao todo, 42 jovens do ramo debateram sobre diversos temas que envolvem a organização e as estratégias da juventude trabalhadora.

Entre os participantes estavam entidades filiadas à Contracs da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Para o presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, o evento é de grande importância para motivar e incentivar a participação da juventude no movimento sindical. Segundo ele, mesmo se constatando o aumento da presença de jovens no movimento sindical, os números ainda são relativamente pequenos, principalmente se comparado com a massiva presença de jovens no mercado de trabalho no ramo. Por isso, ele defende que os debates junto aos sejam constantemente promovidos.

Debates

A primeira mesa abordou o Estatuto da Juventude com o representante da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal, Bruno Elias, que abordou os avanços e esforços da secretaria para melhorar o texto do Projeto de Lei 4529/2004 – Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para a juventude brasileira. Elias ainda destacou a interlocução governamental junto os movimentos juvenis.

Já o secretário de juventude da CUT-DF, Douglas de Almeida Cunha – que também participou da primeira mesa – destacou os avanços do estatuto e a necessidade do envolvimento do movimento sindical para sua aprovação. Desta forma, Cunha orientou que todos os participantes dialoguem com os deputados federais de seus estados na busca da aprovação do Estatuto da Juventude.

O Secretário Nacional de Organização e Política Sindical da CUT, Jacy Afonso, também saudou todos os presentes no início dos debates e ressaltou a importância da participação dos jovens no movimento e na organização sindical. Afonso destacou a necessidade da renovação dos quadros diretivos das entidades para que se abra espaços para que a juventude participe ativamente. Jacy Afonso representou a CUT durante o evento.

A mesa de Empregabilidade e Desemprego Juvenil contou com a participação de Roberto González, coordenador de Trabalho, Renda e Educação da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), que apresentou os dados do desemprego na juventude.

González explicou que para a juventude, os postos de trabalho são, em sua maioria, precários, com baixos salários, extensas jornadas e, por isso, tem uma grande rotatividade.

Já na mesa de Raça e Juventude, Júlia Reis, Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT iniciou sua fala afirmando que o comércio ainda esconde atrás dos anúncios de “boa aparência” a discriminação racial e a exclusão dos negros/as . Júlia, ainda destacou o fato de que os trabalhadores negros ainda ganham salários menores do que os trabalhadores não negros.

O debate sobre Estratégias Sindicais para a Juventude contou com o Secretário Estadual de Juventude no Distrito Federal, Douglas de Almeida Cunha. Para ele, o debate desta temática deve ser permanente nas entidades sindicais, onde deve se incluir as estratégias necessárias para a inclusão dos jovens. Cunha destacou que os jovens trabalhadores devem ocupar cargos importantes nas entidades sindicais para que as políticas diferenciadas para os jovens possam ser pensadas.

Cunha explicou que a abordagem com os jovens tem que ser diferenciada, pois o modelo atual não atinge os jovens. Para o secretário, as redes sociais são uma ferramenta a mais de luta, mas ressalta que elas não solucionam o distanciamento.

O Encontro também debateu a Formação da CUT para a Juventude, com a participação do companheiro Adriano Soares, assessor da Secretaria Nacional de Formação da CUT,  explicando que a demanda da juventude foi organizada em três eixos sendo: Organização, Comunicação e Formação. Na formação, a juventude incluída como prioridade, está inserida na política de Formação de formadores, nos módulos do ORSB (Organização e representação Sindical de Base), nos cursos DPPAR (Desenvolvimento, Políticas Públicas e Ação sindical) e ainda nos cursos sobre negociação e contratação coletiva.

No debate sobre as Redes Sociais, Alex Capuano, assessor da Secretaria Nacional de Comunicação da CUT, apresentou dados importantes sobre os detentores da mídia no Brasil, e a importância do movimento sindical se utilizar das redes sociais para as mobilizações. Coloca que devemos se utilizar das Tecnologias da Informação para se conquistar “mentes e corações”. Citou vários exemplos possíveis, como games ativistas, o uso do Youtube para transmitir ao vivo atividades, Rádios Web e em especial criar redes sociais próprias.

Conclusão

Por fim, os participantes se reuniram para elaborar estratégias e ações para a Secretaria da Juventude da CONTRACS/CUT, no qual levantaram a necessidade da realização de mais encontros do ramo e ainda a potencializar a comunicação da secretaria.

Na avaliação do presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, o evento teve grande importância e foi bastante positivo principalmente porque foi capaz de reunir jovens de diversas partes do Brasil para debater temas como o Estatuto da JUventude, as redes sociais e a organização.

spot_img

Últimas notícias