sábado, abril 20, 2024

Plenária aborda fortalecimento de acordos coletivos com participação do Dieese

Leia também

Elaborado pela Confederação, o Sistema de Acompanhamento de Contratações Coletivas será instrumento de luta para os sindicatos da categoria

Organizado em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos socioeconômicos (Dieese), o projeto de análise das garantias nos acordos e convenções coletivas de trabalho das entidades sindicais filiadas à Contracs – SACC, foi a pauta da mesa de encerramento do primeiro dia da 3ª Plenária da entidade, realizada às 18h dessa terça-feira (25). O material é um instrumento de luta no aprimoramento das negociações coletivas e no reconhecimento dos avanços duramente conquistados pelas categorias.

Presidindo os trabalhos da mesa, o dirigente da Contracs/CUT, Julimar Roberto de Oliveira, parabenizou a construção do material e a iniciativa de sistematizar essas informações em um período em que, com a aprovação da nova legislação trabalhista, as negociações coletivas assumem um papel muito maior na garantia dos direitos. “Com certeza é muito importante que cada sindicato tenha acesso a esse material para fortalecer as negociações coletivas e socializar com os trabalhadores, pois esse conhecimento é um instrumento de luta e organização das nossas categorias, visando sempre a melhoria das cláusulas já conquistadas e a implementação das bandeiras de luta gerais e específicas de cada região”, afirma o sindicalista.

Para Luiz Augusto, do Dieese, é necessário compreender a fundo as negociações e avançar, por meio delas, no que pode ser perdido com a nova legislação trabalhista. “Conhecemos categorias que conseguiram por meio de seus acordos cláusulas como estabilidade, aposentadoria, transporte gratuito pelas empresas e outros pontos que podem ser afetados a partir de novembro, quando a reforma entra em vigor. Esse é o momento em que precisamos descobrir como os trabalhadores serão capazes de manter seus direitos mediante as ofensivas do parlamento, sobretudo o direito a aposentadoria”, afirma Luiz Augusto.

“O principal objetivo desse estudo é o compartilhamento de informações, vamos ver o que temos de melhor, compartilhar esse material que ajuda a ver o que é negociado e onde as entidades sindicais tem que investir, esperamos que daqui a dois anos possamos mostrar avanços ainda maiores do que os que são apresentados nesse estudo. Agora que existe a reforma trabalhista, todos os pontos podem ser flexibilizados, então é mais importante ainda sistematizar essas informações”, sintetiza o estudioso sindical.

A 3ª Plenária da Contracs acontece na cidade de Praia Grande (SP) e reúne cerca de 200 delegados sindicais para traçar o plano de lutas que orientará a ação da Confederação e das entidades filiadas pelo próximo período.

spot_img

Últimas notícias