sexta-feira, abril 26, 2024

No Chile, Contracs apóia luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Walmart por melhores condições de trabalho

Leia também

Multinacional dificulta as negociações e categoria pode entrar em greve.

Em solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras no Walmart no Chile, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) apóia a luta do Sindicato Interempresa Líder de Trabalhadores no Walmart Chile (SIL).

Caso o Walmart dificulte a negociação com o sindicato, os trabalhadores podem entrar em greve. A mesa de negociação entre SIL e o Walmart acontece na tarde desta quarta-feria (09).

O presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, está no Chile e participou de uma assembléia de mobilização. Segundo ele, a negociação coletiva é importante e deve garantir e ampliar direitos. “A vossa luta é a nossa luta. Por uma negociação coletiva justa, que garanta direitos, por nenhum direitos a menos e pelo respeito aos sindicatos, a Contracs é solidária a vocês porque a negociação coletiva deve garantir mais direitos como diz o lema da Contracs: Direito não se reduz, se amplia! Viva a classe trabalhadora.”

A secretária de comunicação, Maria do Rosário Assunção, e o secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes, também estão no Chile e, juntamente com o presidente da Contracs, participaram da manifestação em que os trabalhadores no Walmart reivindicam seus direitos e protestavam contra a intransigência da multinacional. O ato, realizado na noite desta terça-feira (08) em Santiago, foi reprimido pela polícia local, que jogou água com pimenta nos manifestantes com o objetivo de dispersar o ato.

Diante da situação, a Contracs emitiu uma nota em favor do SIL.

NOTA DE APOIO

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) considera a negociação coletiva o maior instrumento da classe trabalhadora e, por isso, apóia as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, que se expressam através da pauta de negociação.

A Contracs solidariza-se com os trabalhadores e trabalhadoras no Walmart e manifesta seu apoio incondicional à luta da categoria, que busca ampliar suas conquistas. Neste sentido, a Contracs apóia o sindicato SIL que representa a categoria e vem tentando negociar juntamente com a multinacional.

Em visita ao Chile, a Contracs conheceu as reivindicações dos trabalhadores no Walmart no Chile bem como o trabalho desenvolvido pelo SIL e coloca-se ao lado dos companheiros e companheiras.

Ao mesmo tempo, a Contracs, que acredita no diálogo social e na resolução dos conflitos através da mesa de negociação, repudia a atitude da multinacional em trancar as negociações e não buscar soluções juntamente com o sindicato SIL e os trabalhadores.

spot_img

Últimas notícias