CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONTRACS REALIZA VII OFICINA TEMÁTICA DO SETOR HOTELEIRO – CONDIÇÃO DE TRABALHO DAS TRABALHADORAS CAMAREIRAS

Contracs realiza VII Oficina Temática do Setor Hoteleiro – Condição de Trabalho das Trabalhadoras Camareiras

13/04/2018

Categoria expõe suas condições de trabalho e vida

Escrito por: Ruy Freitas

Nesta segunda-feira (09), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) realizou a VII Oficina Temática do Setor Hoteleiro para tratar das condições de trabalho das camareiras.  O evento ocorreu no Guarujá (SP) e contou com a participação e mobilização das trabalhadoras pelo Sindicato dos Trabalhadores em Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (Sinthoress) e o apoio da entidade internacional AFL-CIO - Solidarity Center.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do secretário de relações internacionais da Contracs, Eliezer Gomes; o coordenador do setor hoteleiro da Contracs, Antonio Carlos; a diretora do Solidarity Center no Brasil, Jana Silverman; o presidente da FETRHOTEL, Cícero Lourenço Pereira; o presidente do Sinthoress, Edmilson Cavalcante de Oliveira; o coordenador de comidas rápidas da Contracs, Octaciano Neto e o coordenador da rede Accor, Marcelo Batista Silva.

Para Antonio Carlos o evento é de suma importância para a categoria no momento de crise política e econômica. Ele coloca que a prisão do ex-presidente Lula, símbolo da classe trabalhadora de resistência e luta por melhores condições de vida e direitos, representa um grande retrocesso para a sociedade e só a unidade dos trabalhadores para recuperar os direitos perdidos.

Edmilson Cavalcante aponta a necessidade de organizar a categoria para avançar na luta pelos direitos e possibilitando garantir as conquistas em convenção ou acordo coletivo. Lembra também que o presidente Lula foi o que possibilitou alavancar todas as conquistas para os trabalhadores/as e hoje todos nós somos milhões de Lula.

Eliezer Gomes coloca que as oficinas das camareiras resgata uma dívida com a categoria, que é bastante explorada no trabalho. A parceria Contracs e AFL-CIO possibilitou aprendermos muito com as trabalhadoras e é uma semente plantada em cada entidade visitada, com um horizonte de novas ações por melhores condições de trabalho.

Para Jana Silverman a oficina oportuniza ouvir as camareiras, entender a categoria e os problemas que elas enfrentam no trabalho e só assim atuar nas negociações coletivas defendendo seus direitos e organizando as trabalhadoras no local de trabalho.

A oficina contou com o momento de troca de experiências e vivências das trabalhadores/as camareiras no local de trabalho, onde puderam relatar os desvios e acúmulos de função, intensificação do trabalho, jornadas extensas e banco de horas como prática do setor patronal para com as trabalhadoras da categoria.

A falta de equipamentos de equipamentos de proteção individual - EPI e materiais e equipamentos de limpeza adequados para o trabalho.

Além disso, foram relatados casos de assédio moral e sexual nos postos de trabalho com superiores ou colegas de trabalho.

Por conta das péssimas condições de trabalho várias trabalhadoras apresentavam um quadro de depressão e medo.

No período da tarde, a oficina contou com a participação do Chefe Técnico da Fundacentro da Baixada Santista, Josué Amador da Silva para palestrar na mesa sobre saúde e segurança no local de trabalho e coordenação do secretário de saúde do trabalhador da Contracs, Domingos Braga Mota.

A última mesa debateu questões de gênero e raça com a presença da secretária de mulheres da Contracs, Paloma Santos com a coordenação de Jana Silverman.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Facebook Twitter Contracs Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Conexão Sindical Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br