CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > #OCUPACUT VAI DISCUTIR PAPEL DA JUVENTUDE NA POLÍTICA

#OcupaCUT vai discutir papel da juventude na política

28/11/2017

Entidade comemora 20 anos de políticas para jovens de olho na greve nacional dia 5/11

Escrito por: Érica Aragão / CUT Nacional

Para marcar os 20 anos do Coletivo da Juventude, o “Ocupa CUT: juventude fazendo história” acontecerá os próximos 28 e 30 de novembro, em São Paulo. Com a presença de jovens de mais de 22 estados e 18 ramos, a atividade contará com formação política, na preparação para a greve nacional no dia 5/11, e atividade cultural com o ex-prefeito Fernando Haddad, as cantoras Ana Cañas, Preta Rara e Slam das minas de SP.

A secretária Nacional da Juventude da CUT, Edjane Rodrigues explicou a importância da juventude da CUT se organizar neste momento de retrocessos da política brasileira.“Nossos direitos trabalhistas já foram tirados, agora querem mexer na nossa aposentadoria. Se a Reforma da Previdência for aprovada, prevista para ser votada no próximo dia 6, nós nunca iremos saber o que será a aposentadoria. Vamos trabalhar até morrer?”, conta Edjane.

“A juventude precisa estar unida para continuar lutando em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, do campo e da cidade deste país”, complementou Edjane sobre a importância deste encontro para a preparação da greve nacional no próximo dia 5.

Segundo Edjane , que também é agricultora familiar da base da CONTAG, “vivemos num período em que a juventude é a principal afetada com o governo golpista. Seja também no número de desempregados, que pode chegar a 13,1% entre os jovens, seja na retiradas de direitos que tangem o acesso ao ensino superior, com PROUNI, FIES e etc”.

Programação

Na programação além de mesas de discussão sobre conjuntura, desafios da juventude, comunicação, genocídio da juventude negra, o evento contará com um ato show em defesa dos direitos da juventude com a presença de Ana Cañas, que convidou o ex-prefeito Haddad para tocar com você, Preta Rara e Slam das minas de SP.

Confira a programação:

Abertura do Ocupa CUT: juventude fazendo história.
Mística de abertura. Apresentação da organização do Ocupa CUT, sua programação e do Festival e acordos coletivos. Falas de saudação. Apresentação cultural.

Mesa 1: Entender o Brasil e o mundo.
Ementa: analisar a conjuntura, com os elementos que apareceram em nível internacional e

Nacional | Apontar os elementos da crise internacional e nacional Caracterizar a crise brasileira no que tange as questões econômicas, políticas e sociais | Caracterizar a direita e a esquerda | Exemplificar nossos inimigos | Apontar as saídas para o momento | Apontar o papel da juventude nesse cenário.
Composição da mesa: Vagner Freitas (Presidente da CUT Nacional), Jana (AFL-CIO), Genoino (Ex-assessor da CNM) e Marianna Dias (Presidenta da UNE).

Papo-reto + Oficina.
Espaço para diálogo e oficina sobre temas relevantes para a conjuntura e a construção política do Coletivo de Juventude da CUT, tendo como eixo central o debate de democracia e resistência, trazendo nomes importantes que tem refletido obre as questões pontuadas. Momento de interação entre debatedores e público.

 

100 anos da greve geral.

Julio Turra (CUT Nacional).

Temas:
Diálogos com a juventude rural e urbana: MTST e Elisa Guaraná (Socióloga e Prof.(a) da UFRJ).
Coordenação: Jucimara (Fetraf SC).

Comunicação e internet: Roni (Secretario Nacional de Comunicação) e Raissa Galvão (NINJA)
Coordenação: Antonio Hebert (Secretario de Juventude CUT PI).

Juventude e o direito à educação e à cultura: Heleno (Presidente da CNTE) e Annyeli (Secretaria Adjunta de Cultura).
Coordenação: Sabrina (Secretaria de Juventude CUT MG).

Genocídio da Juventude Negra, violência e segurança pública: Rosana Fernandes (Secretaria Adjunta da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo) e Juliana Borges
Coordenação: Adryeli (Secretaria de Juventude CUT CE)

Mulheres, diversidade e juventude na luta por direitos: Débora (Secretaria de Mulheres do PT SP), Paloma Santos (CONTRACS) e Leonardo Nogueira (Levante Popular da Juventude).
Coordenação: a confirmar

Festival Ocupa CUT: juventude fazendo história.
Festival político-cultural com apresentação de artísticas e culturais que mostrem o que a juventude está produzindo.
Show: Ana Canãs convida Haddad, Preta Rara e Slam das minas.

Mesa 2: Desafios para a juventude.
Discutir, baseado na conjuntura atual, de grande retirada de direitos, com a Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência, os desafios da juventude e, principalmente, os desafios da juventude trabalhadora, no que tange a sua organização, luta e formação.
Composição da mesa: Edjane (Secretaria Nacional de Juventude da CUT), Artur Henrique (Fundação Perseu Abramo) e Maria Carla Corrachano (Socióloga e Prof.(a) da UFSCAR).

Ato Contra os desmontes em SP
Na praça da Sé às 9h

Plenária Final – Construção da síntese.

Elaborar uma Carta Compromisso baseado nos debates que ocorrerão nos dias anteriores para ser entregue aos segmentos da CUT e publicizar para a sociedade civil.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Facebook Twitter Contracs Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Conexão Sindical Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br