CONTRACS > ARTIGOS > UNIÃO, O SENTIMENTO QUE NOS ENVOLVE EM CADA CHEGADA

União, o sentimento que nos envolve em cada chegada

Escrito po: Alci Matos Araujo, presidente da Contracs

01/03/2018

Os trabalhadores brasileiros, em especial do ramo de comércio e serviços, vêm sendo duramente penalizados pelo governo golpista e ilegítimo de Michel Temer, com a perda de milhares de empregos e precarização nas condições de trabalho.

A agenda regressiva em direitos sociais e trabalhistas imposta por esse governo incluiu o movimento sindical como um dos seus maiores inimigos e a reforma trabalhista buscou enfraquecer as entidades sindicais, pois individualiza os contratos de trabalho e retira o papel social dos sindicatos na mediação com o setor patronal.

E essa sanha pelo desmonte de direitos não cessa e o ataque agora é a Previdência Social e a desnacionalização das nossas empresas, com um preço muito alto a ser pago pela classe trabalhadora e a sociedade brasileira.

Neste cenário, desistir é uma palavra impensável para nós, militantes e dirigentes sindicais, que coloca a vida a serviço de um bem maior – a vida de milhares de homens e mulheres, que acordam para trabalhar e criar seus filhos e sonham com um Brasil justo, social e próspero! Sim, próspero, porque temos muitas riquezas nesta terra e que estão ameaçadas com os leilões e privatizações.

Com um misto de emoção e coragem, nós da CONTRACS decidimos levar a cada sindicato filiado o sentimento de renovar nossas esperanças, mas principalmente dizer “Estamos juntos! ”. Traçamos uma rota e organizamos uma Caravana que intitulamos de “Reconstrução e Organização Sindical”.
Somos muitos! Hoje, a CONTRACS representa mais de 200 sindicatos e cada entidade, em sua cidade, realiza importantes trabalhos, orienta e informa os trabalhadores e trabalhadoras sobre o que está acontecendo em nosso país.

Essa jornada teve início em outubro de 2017, com as primeiras Oficinas de “Reconstrução e Organização Sindical” ocorrendo respectivamente em São Paulo, Natal e João Pessoa.

Nesse ano, saímos em caravana de São Paulo ao nordeste e centro-oeste, no dia 14 de janeiro, passando por 8 estados (SP, MG, BA, CE, PI, MA, TO e DF), 18 cidades e percorremos mais de 9 mil Km, envolvendo mais de 60 entidades sindicais do ramo além de outras categorias e ramos diversos da CUT, que estiveram presentes nas oficinas e reuniões da Confederação na caravana, onde fechamos nossa empreitada no dia 02 de fevereiro, em São Paulo.

Em cada chegada com corações abertos, temos o diálogo, o escutar sobre os desafios locais, a resistência nas negociações coletivas, as dúvidas sobre a nova legislação trabalhista e muitos questionamentos. A cada orientação reafirmamos nossas lutas, resgatamos vitórias históricas dos trabalhadores e, com muita fraternidade, dizemos: Estamos juntos!

Em cada partida o sentimento é renovado para vencermos mais uma dura batalha que nos foi imposta e perseguindo o lema da nossa Confederação: Direito não se reduz, sem amplia!

Juntos, somos fortes! Juntos, vamos caminhar! Juntos, vamos lutar! Juntos, vamos revogar essa legislação que precarizou as relações de trabalho! Juntos, vamos avançar nas negociações coletivas! Juntos, vamos garantir saúde aos trabalhadores! Juntos, vamos ampliar e fortalecer a organização sindical!

Nossa caravana não para! A partir de abril partiremos em visita as nossas entidades na região Sul e Norte do país, com oficinas e reuniões.

Vamos continuar sempre Unidos! Realizando a nossa missão de orientar os trabalhadores/as e avançar nas conquistas por direitos e salário digno!

Alci Matos Araujo, presidente da Contracs 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Facebook Twitter Contracs Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Conexão Sindical Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br